segunda-feira, 31 de maio de 2010

Espanha receberá a 14ª Feira Internacional de Turismo

Entre os dias 25 e 28 de novembro de 2010 acontece em Valladolid, na Espanha, a 14ª edição da Feira Internacional de Turismo do Interior (veja matéria). Serão realizadas palestras, oficinas e mesas-redondas que abordarão temas de interesse para o setor, além de exibir propostas para diversos tipos de turismo, entre eles o TR.
Veja imagem do site ao lado

Palestra sobre o tema foi a mais procurada do 5º Salão de Turismo

O painel “Turismo em pequenas propriedades rurais” foi um dos mais concorridos no 5º Salão do Turismo Roteiros do Brasil, no último dia 28. A exploração do turismo, por parte de pequenos produtores rurais, foi vista pelos palestrantes como uma forma de ampliar a renda das famílias no campo, além de contribuir para o desenvolvimento econômico de cidades ou regiões. Um consenso entre os presentes, no painel, foi à necessidade de parcerias com o poder público para melhorar a condição de estradas, sistemas de telecomunicações, hospedagem e outros aspectos da infraestrutura dos roteiros, facilitando o acesso de turistas. As informações estão no portal do Ministério do Turismo.

Governo gaúcho investe em culinária regional

 Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), vai promover no munícipio de Santa Maria (RS), oito cozinhas comunitárias e dois restaurantes populares. A intenção é permitir a produção de alimentos pelo agricultores da região, contribuindo para uma consolidaçaõ da cultura alimentar regional, além da geração de renda para população, considerada a mais pobre da região.

Clique aqui e veja a matéria

Para desenvolver as práticas do Turismo Rural em seu assentamento procure a sede do Incra, na Bahia, e converse com um articulador do Programa Terra Sol. Ele vai lhe orientar sobre projetos e formas de divulgar a cultura e tradições de sua região. Veja como chegar a sede do órgão em Salvador.


Visualizar Incra em um mapa maior

domingo, 23 de maio de 2010

Costa Rica desenvolve práticas do Turismo Rural

Conheça o Turismo Rural de Base Comunitária praticado na Costa Rica. Apesar deste vídeo está em espanhol, é possível compreender como o país está encontrando alternativas para o setor em um período de crise econômica no mundo.

terça-feira, 18 de maio de 2010

IIIª Feira de Agricultura Familiar começa essa semana em Serrinha

Começa nesta quarta-feira, 19, e segue até a próxima sexta-feira, 21, a terceira edição da Feira de Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Território do Sisal, no município de Serrinha (a 173 km de Salvador). Aos participantes será disponibilizado oficinas, cursos, exposição de animais, produtos da agricultura familiar, além de manifestações culturais.

A iniciativa é do Movimento Social do Território do Sisal, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA)

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Agricultura Familiar

A matéria do jornalista Pedro Peduzzi, divulgada no site da Agência Brasil no dia 1° de abril, apresenta a quantidade de pessoas que utilizam a agricultura familiar como maneira de sustento. De acordo com a matéria (clique aqui e veja o texto na íntegra) cerca de 4 milhões são mulheres e apenas 2 milhões são homens. Ele trata também da falta de remuneração desses trabalhadores.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Lei de regulação tramita na Câmara

Com a intenção de viabilizar o desenvolvimento do setor, o Projeto de Lei 5077/09,que inclui o turismo como atividade rural, está em tramitação na Câmara dos Deputados. Proposta pelo deputado Silvio Torres (PSDB-SP), a PEC teve aprovação da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e aguarda votação das comissões de Finanças e Tributação, de Constituição e Justiça e de Cidadania. Entre os benefícios instituídos pela proposta está a desburocratização fiscal da atividade, que deve possibilitar a ampliação de empreendimentos do turismo rural.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Costa das Baleias é pauta da Codes

Nesta segunda-feira, 10, o site da Agência de Comunicação do Governo da Bahia (Agecom) divulgou a matéria que trata sobre o plano de desenvolvimento sustentável da Costa das Baleias que fica no extremo sul do país. Durante o encontro representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico da Bahia (Codes)discutiram as ações que podem possibilitar um melhor aproveitamento de alguns setores da região como reflorestamento, turismo, industrialização, pesca e meio ambiente.

A Costa das Baleias é reconhecida pelas belezas turísticas. Entre elas as praias, que são propicias para prática de esportes, rios e manguezais preservados. Nessa região está o santuário ecológico das baleias jubarte que são internacionalmente reconhecidos como os de maior biodiversidade de todo o Atlântico Sul.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sebrae destaca Turismo Rural como alternativa para o setor

O Turismo Rural como alternativa de negócios e destino. É assim que o Sebrae define a prática no Brasil. De acordo com informações divulgadas em seu site, (veja matéria) na última década, o turismo rural foi o segmento do setor turístico que mais cresceu no Brasil, com uma média de 20% ao ano. Apesar de se tratar de uma reportagem divulgada em abril de 2009, alguns dados podem nortear um panorama do setor no país.
A matéria diz que apesar de haver uma cultura das agências de oferecer pacotes internacionais e do turismo de sol e praias, os destinos do interior do Brasil começam a despontar como um diferencial. São duas categorias de roteiros: experiências – em que os turistas plantam árvores, alimentam animais e fazem artesanato – e Naturais ou Natureza e Aventura – com passeios, caminhadas, cavalgadas e visitas à cachoeiras, entre outros.

Enquanto alternativa comercial, o Turismo Rural gera aproximadamente 500 mil empregos diretos e indiretos, no país, segundo a Abratur. Das 15 mil fazendas cadastradas até 2009 para atuar no setor, 60% têm até 50 hectares e 35% utilizam mão-de-obra familiar. Isso significa que o pequeno e médio proprietário rural incrementa a renda com essa prática. 

Os dados servem para sensibilizar Governo e sociedade da necessidade de políticas públicas específicas para o desenvolvimento do setor. É bom lembrar que, além de servir como fonte alternativa de renda das famílias, o segmento pode ajudar a preservar a cultura e o meio ambiente, em um projeto econômico sustentável como é o Turismo Rural.

Ministério do Turismo fracassa em tentativa diálogo virtual

Discutir as potencialidades do Turismo Rural através do diálogo virtual. Essa é a ideia de uma Rede Nacional lançada pelo Ministério do Turismo, em dezembro de 2009, na internet. De acordo com uma nota publicada no portal do Ministério, “o fórum é destinado a agricultores familiares, empreendedores, agentes de viagem, operadores de turismo, gestores públicos, membros do terceiro setor, donos de hotéis-fazenda, pousadas rurais, e demais interessados no segmento Rural”.
Criamos um perfil no site para observar o funcionamento. Verificamos que há informações esclarecedoras e bastante interessantes, mas nem de longe se parece um fórum. Pode-se afirmar, ainda, que a comunicação entre Estado e sociedade continua vertical e essa é mais uma tentativa frustrada de promover o desenvolvimento através do diálogo.  

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Turismo rural em Santa Catarina

O jornal Folha do Oeste publicou na edição do último dia 3 de abril que a cidade de Iraceminha – Santa Catarina – em parceria com o Sebrae prepara rotas turísticas ligadas ao turismo rural no município. A matéria (clique aqui para ler) mostra os objetivos da iniciativa da Secretaria Municipal, que são divulgar o turismo rural em Santa Catarina, propiciando aos visitantes conhecer as tradições italianas.